AgroNegócioAgroTecnologia

INTEGRADA: Tecnologia nos cafezais

Os produtores de café associados da Integrada nas regiões de Ibaiti e Pinhalão, ambas localizadas no Norte do Paraná, agora contam com o apoio da cooperativa para fazer as amostras de solo nas lavouras cafeeiras

A iniciativa foi resultado da necessidade identificada pelo grupo técnico da Integrada em Ibaiti em se ter um material de análise de solo confiável para embasar a assistência técnica.

Equipamentos – Os agrônomos passam agora a ter disponível os equipamentos para retirar as amostras de solo, cedidos pelo departamento de Agricultura de Precisão (AP). Com o quadriciclo da cooperativa, o produtor consegue fazer com mais precisão e qualidade as análises de solo.

Metodologia – O coordenador da área de AP da cooperativa, Rogério Raposo, afirma que as amostragens realizadas neste caso seguem a metodologia de amostragem convencional. Raposo explica que, por enquanto, aplicar toda a metodologia da agricultura de precisão como a geração de mapas de fertilidade não é possível devido à configuração das lavouras de café. Contudo, o coordenador da área observa que, com as amostras, é possível gerar análises de alto padrão para cada talhão.

Praticidade, comodidade e qualidade – Raposo destaca que os maiores benefícios para os agricultores é a praticidade, a comodidade e a qualidade dos serviços prestados pela Integrada. O kit de amostragem da cooperativa consegue retirar as amostras de solo com mais qualidade e rapidez.

 

FONTE: IMPRENSA INTEGRADA

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo