O biocombustível como fonte mais valorizada do mundo



Isso significa oferecer aos produtores rurais acesso a uma diversificação de suas plantações em alta escala científica e tecnológica, contribuindo diretamente para a segurança alimentar do planeta, ao contrário das visões de que estaria competindo em áreas com o alimento.

O plano brasileiro chamado RenovaBio está em total consonância com os programas globais de meio ambiente e da indústria automotiva, que já define datas para exterminar de suas ofertas comerciais veículos movidos a energia fóssil.

O Brasil, além do etanol da cana-de-açúcar, inicia a produção do etanol a base de milho. Produzimos pouco milho perante o que iremos poder produzir nos próximos anos. Poderemos produzir muito mais milho do que o total das nossas safras, somados todos os grãos, como soja, trigo, arroz e outros.

A cidade de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, é considerada uma região exemplar na convivência da produção moderna, em escala, com as precauções do meio ambiente. Da mesma forma, é uma cidade com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado no país. Um exemplo positivo de agrossociedade, acima de apenas agronegócio.

A previsão para o mercado do etanol em 2018 é de crescimento de 30% e vai continuar crescendo assim que chegar as novas tecnologias que irão transformar etanol em eletricidade nos carros híbridos, em breve circulando pelo país e pelo mundo.

Em ano pleno de incertezas e de instabilidade no mundo político, podemos olhar e prestar atenção para este lado brasileiro, que não para, que empreende e cresce.

O agronegócio do alimento, da bioenergia, do cooperativismo, do que utiliza escala elevada de graus disruptivos científicos, ou aquele que podemos encontrar na cobertura da Galeria do Rock, na cidade de São Paulo, perto das esquinas da Avenida Ipiranga com a São João: uma horta orgânica urbana. São exemplos sensatos de um Brasil que não é corrupto, que é trabalhador, inovador e lúcido.

Lucas do Rio Verde está agora com 350 milhões de reais sendo investidos na duplicação da primeira usina de etanol de milho brasileira, totalmente sustentável e rentável, e criando quase mil empregos novos na região.

A FS Bioenergia é uma sociedade entre a Tapajós (brasileira) com a Summit Agricultural Group, dos Estados Unidos. É hora de atração de investimentos mundiais para o país e aplicação de ciência e tecnologia com sustentabilidade assegurada.

Existe um Brasil lúcido, e nesse Brasil nós acreditamos.

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM.

 

 

Fonte: CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável

 

 




Mais Notícias
Crédito rural: necessário manter e inovar 14/08/2018

Crédito rural: necessário manter e inovar

Desde a década de 1960, o Crédito Rural tornou-se importante instrumento de apoio ao desenvolvimento do setor primário, assegurando recursos destinados a custeio, investimento ou comercialização
Arrozeiros cobram soluções para problemas históricos da lavoura gaúcha 14/08/2018

Arrozeiros cobram soluções para problemas históricos da lavoura gaúcha

Audiência pública realizada na Assembleia Legislativa apresentou temas prioritários que serão encaminhados aos candidatos ao governo gaúcho
Projeto recupera pastagens em Minas Gerais 14/08/2018

Projeto recupera pastagens em Minas Gerais

As ações desenvolvidas pelo projeto ABC Cerrado têm contribuído para o avanço sustentável da pecuária de leite e de corte em Minas Gerais, incluindo a recuperação de cerca de 15 mil hectares de pastagens degradadas
Trigo: Oferta mundial da 2018/19 deve cair frente à temporada anterior 14/08/2018

Trigo: Oferta mundial da 2018/19 deve cair frente à temporada anterior

A oferta mundial de trigo da safra 2018/19 deve ser menor que a da anterior, enquanto o consumo pode crescer. Esse contexto pode pressionar a relação estoque/consumo e elevar os preços no médio prazo
Capital Nacional do Leite reúne o que há de melhor no setor durante o Agroleite 2018 14/08/2018

Capital Nacional do Leite reúne o que há de melhor no setor durante o Agroleite 2018

Entre os pontos altos do evento estão o Troféu Agroleite, a Trilha do Leite, o Torneio Leiteiro e os seminários e fóruns para troca de conhecimentos
Alface: Vendas enfraquecidas pressionam cotações em MG 14/08/2018

Alface: Vendas enfraquecidas pressionam cotações em MG

Com a comercialização de folhosas na região de Mário Campo (MG) ainda baixa, os preços registraram nova queda entre 6 e 10 de agosto.

Rua Pedro Celestino, 1802 - 2º Andar - Salas 23/26 - Telefone (67) 3022-4247 - CEP 79.002-371, Campo Grande/MS
Agrotvnews - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por