Materiais indianos de grãos-de-bico têm alto potencial produtivo no Brasil



Dois materiais genéticos de grãos-de-bico (tipo desi) testados no Brasil apresentaram produtividade maior do que na Índia. Os materiais, de procedência do país indiano, foram avaliados em áreas experimentais da Embrapa e de produtores no Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul em três épocas diferentes de plantio (abril, maio e junho). Destaque para os três primeiros estados, onde a média de produção foi de duas toneladas por hectare.

“Na índia, a produtividade é em torno de 800 quilos por hectare”, diz Warley Nascimento, chefe-geral da Embrapa Hortaliças (Brasília – DF), acrescentando que as pesquisas contam com a participação de universidades e órgãos de assistência técnica desses estados. Os resultados, que se referem ao primeiro ano de trabalho desenvolvido em parceria com a empresa multinacional United Phosphorus Limited (UPL), foram apresentados na última semana de abril aos dirigentes da empresa indiana, em Nova Deli. O acordo de cooperação com UPL foi iniciado durante missão oficial do Ministério da Agricultura à Índia, em 2016.

Para Nascimento, que é coordenador do programa de melhoramento genético de leguminosas da Embrapa Hortaliças, as pesquisas demonstram que o Brasil tem grande potencial para o cultivo de leguminosas. “Com a definição de cultivares mais produtivas e adaptadas, será possível fomentar a produção nacional, minimizar, ou mesmo eliminar, a importação e, principalmente, exportar para a Índia e para outros países asiáticos onde é grande o consumo”, aposta Nascimento.

Além dos testes de adaptação e validação dos materiais indianos, as pesquisas coordenadas pela Embrapa buscam oferecer aos produtores orientações sobre o sistema de plantio desta espécie em nosso país. “O cerrado brasileiro tem demonstrado ser propício ao desenvolvimento da cultura em virtude do clima mais seco durante o inverno. O trabalho segue no sentido de obter respostas mais precisas sobre o manejo da cultura”, diz.

Cultivares: Embasados nesses resultados satisfatórios e aliados às tecnologias existentes de produção e às características edafoclimáticas do Brasil, as tratativas com a UPL estão direcionadas, nesse momento, para o desenvolvimento de novas cultivares de grãos-de-bico do tipo desi, que é o mais consumido nos países asiáticos.

Ainda dentro desta parceria, entre os próximos trabalhos já acordados está o teste de produtos visando o tratamento de sementes e ainda a obtenção de descritores de grão-de-bico. Esse estudo de caracterização é pré-requisito para a solicitação de proteção de cultivares junto ao Ministério da Agricultura (Mapa).

Interação: Durante a viagem à Índia, Nascimento visitou outras instituições de pesquisas com o intuito de estreitar as relações e possibilitar o surgimento de novas parcerias. Ele se reuniu com pesquisadores da Indian Agricultural Research Institute (ICAR), International Crops Research Institute for the Semi-Arid Tropics (ICRISAT), ambas em Nova Deli, e a Indian Pulses and Grains Association (IPGA), em Mumbai.

 

 

 

Fonte: Embrapa

 




Mais Notícias
Crédito rural: necessário manter e inovar 14/08/2018

Crédito rural: necessário manter e inovar

Desde a década de 1960, o Crédito Rural tornou-se importante instrumento de apoio ao desenvolvimento do setor primário, assegurando recursos destinados a custeio, investimento ou comercialização
Arrozeiros cobram soluções para problemas históricos da lavoura gaúcha 14/08/2018

Arrozeiros cobram soluções para problemas históricos da lavoura gaúcha

Audiência pública realizada na Assembleia Legislativa apresentou temas prioritários que serão encaminhados aos candidatos ao governo gaúcho
Projeto recupera pastagens em Minas Gerais 14/08/2018

Projeto recupera pastagens em Minas Gerais

As ações desenvolvidas pelo projeto ABC Cerrado têm contribuído para o avanço sustentável da pecuária de leite e de corte em Minas Gerais, incluindo a recuperação de cerca de 15 mil hectares de pastagens degradadas
Trigo: Oferta mundial da 2018/19 deve cair frente à temporada anterior 14/08/2018

Trigo: Oferta mundial da 2018/19 deve cair frente à temporada anterior

A oferta mundial de trigo da safra 2018/19 deve ser menor que a da anterior, enquanto o consumo pode crescer. Esse contexto pode pressionar a relação estoque/consumo e elevar os preços no médio prazo
Capital Nacional do Leite reúne o que há de melhor no setor durante o Agroleite 2018 14/08/2018

Capital Nacional do Leite reúne o que há de melhor no setor durante o Agroleite 2018

Entre os pontos altos do evento estão o Troféu Agroleite, a Trilha do Leite, o Torneio Leiteiro e os seminários e fóruns para troca de conhecimentos
Alface: Vendas enfraquecidas pressionam cotações em MG 14/08/2018

Alface: Vendas enfraquecidas pressionam cotações em MG

Com a comercialização de folhosas na região de Mário Campo (MG) ainda baixa, os preços registraram nova queda entre 6 e 10 de agosto.

Rua Pedro Celestino, 1802 - 2º Andar - Salas 23/26 - Telefone (67) 3022-4247 - CEP 79.002-371, Campo Grande/MS
Agrotvnews - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por