Embrapa disponibiliza nova cultivar de milho



O primeiro híbrido de milho verde, o BRS 3046, foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e nomeado de Saboroso. Importante produto para os pequenos e médios produtores, o milho pode ser cultivado ao longo de todo o ano e possui caraterísticas ideais para o consumo in natura e para a produção de alimentos como pamonha, mingau e bolos.

Segundo o pesquisador na área de melhoramento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, unidade Milho e Sorgo (Embrapa Milho e Sorgo), em Sete Lagoas, região Central de Minas Gerais, Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães, o incentivo para as pesquisas veio da demanda dos produtores, que contam com poucas opções de sementes de qualidade no mercado.

Guimarães ressalta que o milho verde é produzido e consumido em todas as regiões do País, abrangendo tanto a população rural como a urbana. Minas Gerais, Goiás e São Paulo concentram a maior produção. O cereal tem grande valor cultural e é um importante gerador de renda e empregos na agricultura familiar.

“O milho verde é uma cultura tradicional, sendo plantado, com irrigação, o ano todo. Em termos de melhoramento e de lançamento de novas sementes, a demanda pelas pesquisas é alta porque a cultura convive com vários tipos de estresse como as variações do clima ao longo do ano, doenças e pragas. Quando se usa em uma mesma propriedade um mesmo tipo de semente, se cria um risco maior de doenças e de frustração de safra. Essa necessidade de variação de cultivares gera uma demanda maior pelo melhoramento genético”, explicou.

As pesquisas para o desenvolvimento do milho BRS 3046 levaram mais de dez anos. A dedicação se deve à necessidade de o milho verde apresentar características especiais, como a uniformidade do período de colheita, boa janela de colheita, tempo prolongado de prateleira, grãos mais dentados e profundos, sabugo branco, além de pontos diferentes para o consumo in natura ou para a produção de itens a base de milho, como pamonha e bolos.

“O milho verde é cheio de características especiais. Além de ser plantado em todas as regiões, com climas diferentes, o mercado comercial do milho verde tem várias exigências que precisamos levar em conta durante a pesquisa. Apesar de ter a demanda grande pelo milho verde, são poucos materiais diferenciados no mercado, que está concentrado em duas ou três cultivares. Lançamos esta nova semente e vamos dar segmento às pesquisas devido à importância cultural, social e econômica do produto”, explicou Guimarães.

Disponibilidade

As sementes do milho verde BRS 3046 já estão disponíveis no mercado. A cultivar é recomenda para as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do País.

A BRS 3046, que pode ser plantada durante todo o ano, é superprecoce e com florescimento em 60 dias. Possui grãos de cor amarelo alaranjado, espiga com comprimento médio de 18 centímetros e produtividade média de 30 mil a 40 mil espigas por hectare. Também é resistente a algumas doenças, como por exemplo, a ferrugem comum.

“É uma opção que a Embrapa oferece ao mercado, que é extremamente exigente. Já fizemos um teste com agricultores e comerciantes na Ceasa Minas e o milho verde da Embrapa foi bem-aceito. Agora a produção será em larga escala e vamos acompanhar o desempenho”.

 

 

Fonte: Diário do Comércio

 




Mais Notícias
Crédito rural: necessário manter e inovar 14/08/2018

Crédito rural: necessário manter e inovar

Desde a década de 1960, o Crédito Rural tornou-se importante instrumento de apoio ao desenvolvimento do setor primário, assegurando recursos destinados a custeio, investimento ou comercialização
Arrozeiros cobram soluções para problemas históricos da lavoura gaúcha 14/08/2018

Arrozeiros cobram soluções para problemas históricos da lavoura gaúcha

Audiência pública realizada na Assembleia Legislativa apresentou temas prioritários que serão encaminhados aos candidatos ao governo gaúcho
Projeto recupera pastagens em Minas Gerais 14/08/2018

Projeto recupera pastagens em Minas Gerais

As ações desenvolvidas pelo projeto ABC Cerrado têm contribuído para o avanço sustentável da pecuária de leite e de corte em Minas Gerais, incluindo a recuperação de cerca de 15 mil hectares de pastagens degradadas
Trigo: Oferta mundial da 2018/19 deve cair frente à temporada anterior 14/08/2018

Trigo: Oferta mundial da 2018/19 deve cair frente à temporada anterior

A oferta mundial de trigo da safra 2018/19 deve ser menor que a da anterior, enquanto o consumo pode crescer. Esse contexto pode pressionar a relação estoque/consumo e elevar os preços no médio prazo
Capital Nacional do Leite reúne o que há de melhor no setor durante o Agroleite 2018 14/08/2018

Capital Nacional do Leite reúne o que há de melhor no setor durante o Agroleite 2018

Entre os pontos altos do evento estão o Troféu Agroleite, a Trilha do Leite, o Torneio Leiteiro e os seminários e fóruns para troca de conhecimentos
Alface: Vendas enfraquecidas pressionam cotações em MG 14/08/2018

Alface: Vendas enfraquecidas pressionam cotações em MG

Com a comercialização de folhosas na região de Mário Campo (MG) ainda baixa, os preços registraram nova queda entre 6 e 10 de agosto.

Rua Pedro Celestino, 1802 - 2º Andar - Salas 23/26 - Telefone (67) 3022-4247 - CEP 79.002-371, Campo Grande/MS
Agrotvnews - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por