AgroTecnologia

Senar lança Rede de Inovação para Agricultura e Pecuária

Senar lançou na segunda-feira (29) a Rede de Inovação para a Agricultura e Pecuária, uma iniciativa que pretende contribuir com a transformação tecnológica do campo, identificando as reais necessidades dos produtores rurais e buscando meios para solucioná-las através de inovação tecnológica.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou na segunda-feira (29) a Rede de Inovação para a Agricultura e Pecuária, uma iniciativa que pretende contribuir com a transformação tecnológica do campo, identificando as reais necessidades dos produtores rurais e buscando meios para solucioná-las através de inovação tecnológica.

“A ideia é implementar uma metodologia que permita realizar de forma estruturada o levantamento constante de problemas do produtor e realizar ações para buscar soluções desses problemas pontuais” explicou o coordenador de Inovação do Senar, Paulo Sérgio Araújo de Sousa.

“Vamos estruturar uma rede nacional de inovação para o agro, conectando o ecossistema de inovação, gestão de dados, inteligência analítica, criativa e visão empreendedora”, ressaltou.

O diretor de Inovação e Conhecimento do Senar, Luís Tadeu Prudente, reforçou a dificuldade do produtor em ter acesso à inovação, mas que a soma de todos dos esforços vai agregar valor ao projeto.

A iniciativa é uma parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e será implantada na Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia e Minas Gerais.

“Buscaremos soluções que sejam aplicáveis à realidade do produtor. Por isso, esse evento é o pontapé para que possamos trabalhar conjuntamente para fazer o acompanhamento e desenvolvimento das inovações tecnológicas no agro”, afirmou o secretário-executivo do Instituto CNA, André Sanches.

O lançamento foi promovido na Faculdade CNA, em Brasília, onde foram realizados painéis com as experiências da agtech erura.net, do Agrihub, desenvolvido pelo Senar Mato Grosso, e do produtor rural Adolfo Petry, que falou sobre as dificuldades enfrentadas para levar tecnologia à sua propriedade, em Campo Novo dos Parecis (MT).

“O grande desafio para fazer a coisa fluir no campo é a conectividade. Existem muitas soluções de startups, mas como chegar à propriedade sem internet? Além disso, faltam profissionais capacitados para essas tecnologias, por isso precisamos estudar, avançar e nos desenvolver e o Senar tem papel fundamental nisso”, afirmou Petry.

Para o superintendente do Senar/MT, Otávio Celidônio, ter cultura de inovação é fundamental para obter resultados em iniciativas como essa.

“A gente consegue ter resultados tendo uma cultura de inovação, de empreendedorismo e colaboração sem necessariamente ter um programa. Agora, se tiver um programa e não tiver uma cultura voltada para isso, talvez os resultados sejam pontuais e não tão duradouros quanto gostaríamos”, afirmou.

Matheus Ladeia, CEO da startup erural.net, site que atende pecuaristas na compra e venda de animais, destacou que existem algumas dificuldades no seu ramo, uma delas é que o produtor ainda não tem confiança na internet. Segundo ele as coisas só vão funcionar quando o produtor confiar no que as startups estão fazendo.

Durante o lançamento da rede, o CEO da Startup Commons, Oscar Ramirez, empresa parceira do Senar no mapeamento dos ecossistemas de inovação, apresentou o resultado preliminar do levantamento, realizado em cinco estados brasileiros.

Segundo ele, as agtechs no Brasil ainda estão em fase inicial e existem poucas iniciativas prontas para serem escalonadas a nível nacional e internacional. Ramirez afirmou que é preciso criar mecanismos para interligar produtores e tecnologia, e transformar dados e conhecimento em soluções “porque as pessoas não querem dados, mas sim respostas aos seus problemas.”

O diagnóstico final será apresentado em junho, com sugestão das ações para cada estado, e servirá de subsídio para as ações da Rede de Inovação.

O diretor de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luís Cláudio França, falou sobre os polos tecnológicos de inovação agropecuária que o ministério vai criar e reforçou que a iniciativa do Senar é primordial para o sucesso dessa empreitada.

“O processo que o Senar está fazendo de mapear em cinco estados como está esse ambiente de inovação vem só fortalecer todo esse trabalho de inovação que o Mapa está trabalhando. É uma atividade que é essencial, precisa ser feita, já foi feita anteriormente com outras instituições, porém nunca em um nível de aprofundamento como o que o Senar está fazendo. O Mapa apoia essa iniciativa para que também seja replicada para outros estados.”

A Rede prevê, entre outras ações, a criação de comitê de inovação, a integração com Assistência Técnica e Gerencial do Senar para identificação de problemas e implementação de soluções nas fazendas, além de eventos de imersão nos estados, os hackathons, para gerar ideias e soluções para as necessidades identificadas.

Capacitação

Técnicos do Senar dos cinco estados da Rede participam de uma capacitação na segunda (29) e terça (30) para detalhamento das ações do programa.

O grupo irá definir a metodologia apropriada para identificar os problemas locais, determinar as cadeias produtivas que serão trabalhadas e identificar produtores e rede de fazendas testes.

 

FONTE: CNA

Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Your physician could supply more details. In situation your medical carrier informed you to refrain from having sex since of safety issues – you are not expected to be taking tadalafil 5mg tablet online canada and making love. Tadalafil (Cialis) is a prescription PDE5 inhibitor made use of to deal with male impotence. Mild side impacts of Tadalafil could consist of flushing, discomfort in the belly, muscle pain, hassle, indigestion or pyrosis ( heartburn ), coughing, and diarrhea. We would like you to look into our contrast web page and learn more about the most helpful pharmacies we selected for your enjoyment and benefit. Never take additional of Tadalafil compared to suggested by your physician to prevent such overdose signs as queasiness, breast discomfort, light-headedness, fainting, and irregular heartbeat. Prior to you begin taking Tadalafil discuss regarding your physician the fact of having bodily defect of the penis, higher or low blood pressure, heart disease, liver illness, bleeding ailment, blood cell condition, angina, tummy ulcer, heart rhythm issues, a current past a cardiac arrest, stroke or coronary infarction, or renal system disease, as those conditions might affect the dosage of Tadalafil you are prescribed or need added monitoring of your wellness condition.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar