AgroGeralAgroNegócio

Bunge Açúcar & Bioenergia investe em produção própria de mudas para ampliar produtividade agrícola

Companhia inaugura Núcleo de Produção de Mudas Pré-Brotadas para atender suas oito usinas no País

A Bunge Açúcar & Bioenergia, uma das companhias líderes na produção de etanol, açúcar e bioenergia no Brasil, investiu mais de R$ 2 milhões na criação de um Núcleo de Produção de Mudas Pré-Brotadas (MPB), inaugurado este mês na Usina Moema, em Orindiúva (SP). O primeiro viveiro com a nova tecnologia possui capacidade inicial de 3,5 milhões de mudas e atenderá as oito usinas da companhia no país. Até 2020, a estimativa é de que a capacidade de produção seja duplicada.

O núcleo possibilitará o aumento da produtividade agrícola, por meio da produção de mudas de alta sanidade e da maior agilidade na introdução e namultiplicação de variedades. Além disso, as mudas possibilitarão a maior adoção do plantio via meiosi.

“Atualmente, 15% do nosso plantio é feito via meiosi, que é o mais produtivo e beneficia tanto a operação quanto o local de cultivo, reduzindo o custo da formação do canavial, em razão da eliminação da necessidade de transporte da muda. Com o viveiro, vamos intensificar esse procedimento que passará a ser aplicado em até 45% da plantação no próximo ano”, afirma Geovane Consul, VP da Bunge Açúcar & Bioenergia.

O período de produção das mudas é de cerca de 60 dias e a empresa prevê plantar uma área anual de 350 hectares de novas plantas. Todos os lotes terão um sistema de rastreabilidade por meio de códigos de barras, onde constarão informações como data, variedade, fazenda e talhão de origem.

Com a implantação do sistema de MPB e a ampliação de plantio via meiosi, a companhia prevê também redução de até 80% nos custos com logística de muda, com formação de lavoura pelo melhor planejamento de viveiros (redução de raio, menor estrutura de transporte).

Essas iniciativas fazem parte da estratégia de longo prazo da empresa em investimentos que possibilitem redução de custos e a ampliação de sua produtividade agrícola. Desde 2013, a Bunge Açúcar & Bioenergia mantém anualmente investimentos relevantes nos canaviais, destinados ao aumento da fertirrigação, controle de pragas, introdução de novas variedades, adubação complementar e redução de pisoteio nas atividades mecanizadas. Com esses investimentos, a produtividade dos canaviais plantados após ano de 2013 apresentam aumento na sua produtividade superior a 25% em relação ao período que antecede essas novas práticas agronômicas.

 

Fonte: Bunge Açúcar e Bioenergia
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo